Um dos métodos utilizados e que deram oriem ao supra-citado fenómeno "Padrão F", por Nielsen, é o eye-tracking. Um sistema que acompanha o movimento dos olhos face ao monitor e regista desde o percurso até aos tempos de pausa.
Esta semana a WorkValue lançou o primeiro estudo de web eye-tracking em Portugal, para consulta livre, de onde algumas conclusões cimentam o que já internacionalmente se vinha descobrindo e analisando, nomeadamente:
- ligeira diferença entre leitura da página entre homens e mulheres; elas contornam mais rapidamente elementos gráficos, mas o percurso visual é similar
- prioridade para a parte superior da homepage
- textos concentraram maior atenção que as imagens
- grafismo condicionou usabilidade em áreas de call-to-action (e.g. subscrições)
- 25% dos utilizadores do estudo viu os banners
- banners junto a conteúdos de preferências mereceram maior atenção visual
- imagens entre textos condicionou a localização de conteúdos
- formato de banner com melhor prestação - MREC/300x250 px
Fonte: http://ww1.rtp.pt/icmblogs/rtp/estadositio/?Eye-Tracking---O-que-e-isto.rtp&post=5837
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